Clique nas imagens para ampliar
Cotação na ANALUB: Filtragem de Óleo Hidráulico
Sustentabilidade e economia são fatores fundamentais quando o assunto é a manutenção dos sistemas e dos óleos hidráulicos. A filtragem de óleo hidráulico é um recurso que oferece vantagens para a longevidade dos equipamentos e do próprio óleo.
Se você deseja contar com esse serviço de qualidade que proporciona excelentes resultados, conte com a ANALUB. A ANALUB é especialista nos serviços de purificação e regeneração de óleos lubrificantes e purificação óleo diesel, portanto, garanta já uma cotação e obtenha o melhor custo-benefício em filtragem de óleo hidráulico.
O que é Filtragem de Óleo Hidráulico?
A filtragem de óleo hidráulico é uma das ferramentas de manutenção com maior importância, pois ajuda a manter a saúde dos sistemas hidráulicos.
O óleo hidráulico é usado para transmissão de potência, lubrificação e refrigeração. Durante o seu processo de uso o óleo acumula impurezas tais como, particulados sólidos, umidade e produtos da própria degeneração do óleo, que podem contribuir para a perda de performance do maquinário e desgaste do óleo.
A filtragem e outros processos contribuem para a remoção dessas impurezas, aumentando a durabilidade e eficiência dos equipamentos.
Benefícios da Filtragem de Óleo Hidráulico
Alguns dos principais benefícios da filtragem incluem:
- aumento da vida útil dos sistemas hidráulicos, pela expressivo diminuição de desgaste de peças;
- manutenção da pressão e vazão, pelo não obstrução parcial ou total das válvulas;
- redução do consumo de energia pelos motivos acima;
- prevenção das falhas nos sistemas hidráulicos;
- melhoria na qualidade e consequente longevidade do óleo;
- movimentos mais rápidos e precisos;
- aumento da vida útil do óleo;
- redução da manutenção;
- tudo isso refletindo em maior produção e qualidade do produto final.
Aplicação da Filtragem de Óleo Hidráulico
O procedimento de filtragem, surgiu primeiramente nos óleos hidráulicos, no entanto, isso se estendeu a quase todo tipo de aplicação de óleos, pois estudos e experiências laboratoriais e práticas, revelaram as imensas vantagens que isto pode trazer.
Um teste muito conhecido é o rolamento da hélice do helicóptero, que aumentou 60 vezes a vida em teste de bancada. Este rolamento tinha uma classificação de contaminação enquadrado na norma “NAS 1638” de “NAS 7”; o óleo foi filtrado, reduzindo para a classificação de “NAS 4” e o resultado obtido foi o reportado acima, 60 vezes a mais de vida.
A filtragem/descontaminação necessita ser aplicada em qualquer óleo, entretanto as exigências dos níveis de descontaminação se diferem segundo as aplicações.
Óleos novos necessitam ser filtrados, pois nenhum deles é fornecido enquadrado nos níveis de contaminação exigidos pelos equipamentos. Não há nenhum determinante do teor de contaminação que um óleo deve ser entregue.
A aplicação de sistemas conhecidos como “diálise” ou “off line”, é a mais eficiente de todas para sistemas que operam com óleos. Esses sistemas filtram continuamente o óleo, similar a uma hemodiálise.
Os sistemas e seus componentes possuem teores aceitáveis de contaminação por particulados sólidos, e são normalmente reportados pelos fabricantes dos equipamentos, conforme normas pertinentes, sendo a mais comumente usada a “ISO 4406” e em segundo lugar a “NAS 1638”.
Entretanto, existe uma máxima “quanto mais limpo melhor”, resta avaliar o custo benefício desse “o quanto mais limpo”.
Recomendações
O objetivo da filtragem é principalmente o resultado da performance do equipamento, e em segundo lugar a queda na manutenção, o que se pode traduzir em produtividade.
Há um desvio fundamental de paradigma no mercado, a grande maioria dos usuários entendem que o ganho de filtrar o óleo é o aumento da vida dele. Isso é correto, mas aumentar a vida do óleo é a menor economia que se pode ter. É importante respeitar o período de troca ou manutenção do lubrificante, pois este sofre alterações físico-químicas ao longo da sua vida. Somente estenda a vida do lubrificante se você tiver o procedimento de análises laboratoriais, as quais podem determinar a condição que se encontra seu óleo. O óleo deve ser mantido em teores de contaminação menor ou igual às recomendações dos fabricantes de equipamentos. Pelo fato de sofrer contaminação contínua ao longo da operação, o ideal é que haja um sistema de filtragem de óleo contínuo no equipamento, ou no mínimo, quando isso não é possível, então que haja filtragens periódicas.
Contar com equipamentos de filtragem bem projetados é fundamental para evitar falhas nos equipamentos, portanto, recomenda-se que seja feita uma pesquisa para escolher a melhor empresa de purificação e regeneração de óleos lubrificantes.
A ANALUB disponibiliza serviços e equipamentos de filtragem de óleo hidráulicos e outros, com a segurança de um resultado impecável. Experimente nosso serviço e a resposta virá na relação custo/benefício. Peça já sua cotação!