Clique nas imagens para ampliar
Conheça sobre termo vácuo óleo isolante
Ele é utilizado para remover água e gases dissolvidos nos óleos, mas também pode remover diversos produtos com ponto de ebulição menor que o do óleo.
Óleos isolantes, como o próprio nome diz, fazem o papel de isolamento elétrico. Este óleo é muito comumente utilizado nos transformadores de tensão elétrica.
Para que o óleo isolante desempenhe suas funções uma série de cuidados são necessários, sendo que um deles é a secagem do óleo, conforme especificado em norma pertinente, dependendo da potência e da classe de tensão do transformador.
termo vácuo óleo isolante: o que é?
A água presente em óleos isolantes influencia diretamente nas características desejadas para que este óleo desempenhe sua função.
Em muitos casos o que se exige é abaixo de 10 ppm de água. A grande dificuldade reside aí, na medida em que este teor de água tende a zero, as dificuldades de remoção cresce exponencialmente, portanto é necessário que haja um vácuo muito alto, ou seja, uma pressão absoluta muito baixa para que esta água seja removida atingindo o nível abaixo de 10 ppm.
Este vácuo é atingido através de uma bomba especialmente projetada para este fim.
A boa distribuição de óleo na câmara de vácuo, é outro fator preponderante para que o objetivo seja atingido.
O termo vácuo óleo isolante é um equipamento exatamente com estas características, alto vácuo e uma excelente distribuição do óleo na câmara.
Como o termo vácuo óleo isolante é aplicado?
Normalmente ela é aplicada em óleos com esta função de isolamento. O uso mais comum é em óleos de transformadores, mas também em qualquer outro equipamento elétrico que tenha óleo como isolante elétrico.
Recomendações para o termo vácuo óleo isolante
Sempre que um óleo apresentar teores de umidade acima do especificado para aquele equipamento em questão, este procedimento deverá ser executado, pois óleos com umidade acima da dos teores especificados são um potencial risco de acidentes.