Clique nas imagens para ampliar
Faça uma cotação da Termovácuo à Prova De Explosão com a ANALUB
Outro recurso que poderemos lhe oferecer é este equipamento com características Exd ( a prova de explosão), com toda a documentação pertinente que comprove que este equipamento está preparado para operar em áreas classificadas.
Como o termo vácuo à prova de explosão funciona?
A temperatura de ebulição da água varia com a pressão. Quanto mais alta a pressão, maior a temperatura de ebulição, tal como sua panela de pressão. Por outro lado, quanto menor a pressão, menor a temperatura de ebulição. Na temperatura de 60 ºC, a pressão (vácuo) de ebulição da água é de aproximadamente 0,2 bar absoluto, ou seja, vácuo!!!
A Termo Vácuo funciona utilizando esta propriedade da água, operando com temperatura acima da temperatura ambiente e com vácuo.
Assim que o óleo entra na Termovácuo, encontra o ambiente ideal para a água se separar do óleo e se tornar vapor que sairá junto com os gases através da bomba de vácuo.
Recomendações para o uso do Termo Vácuo Exd
Devido a água ser o segundo contaminante mais presente nos óleos, a Termo Vácuo é utilizada principalmente para remover este tipo de contaminante, embora ela se preste para remover uma expressiva gama de outros contaminantes, mais voláteis que o óleo.
Esse equipamento pode operar removendo água de uma máquina em operação, não necessitando a parada da produção. A limitação nesse sentido é que o óleo precisa ser aquecido e o equipamento onde ele está operando pode não aceitar esta elevação na temperatura. A ANALUB detém diversos meios para que o óleo retorne ao equipamento em operação, nas temperaturas adequadas para que não haja nenhum transtorno,
As duas limitações principais que ela oferece, são quando os percentuais de água excedam a 4% e este se encontre livre no óleo, pois além do serviço poder se tornar lento, principalmente, pode ocorrer a formação de espuma e isto pode incorrer em vazamento de óleo para o meio ambiente. A ANALUB desenvolveu um dispositivo especial que impede que o óleo saia da câmara, evitando o desvio do óleo para o meio ambiente.
A outra limitação é quando um sistema está com contaminação contínua, a exemplo de um trocador de calor vazando água para o óleo, a velocidade de remoção de água da termo vácuo pode ser menor que a inserção de água no óleo, entretanto isto será uma luta inglória. Para esses casos, recomendamos a aplicação de centrífugas, que são muito mais rápidas para remoção de água, quando esta se apresenta no óleo em grandes quantidades.
A ANALUB pode oferecer os mais avançados meios tecnológicos para a remoção de água e outros produtos mais voláteis do seu óleo.
Informamos que todos os nossos equipamentos com vasos de pressão são fornecidos com o prontuário da norma regulamentadora NR 13. Os testes pertinentes que determinam esta norma são mandatórios, mas poucas pessoas têm esse conhecimento e fazem essa exigência, portanto recomendamos que, se o equipamento tiver algum vaso de pressão, independente de quem você adquira exija o prontuário, que ratifica os testes obrigatórios que os vasos de pressão precisam ser submetidos. Além disso, e não menos importante, são os certificados a prova de explosão dos equipamentos elétricos (motores, aquecedores, painéis elétricos, sensores, etc.), que fazem parte da documentação que segue junto com o equipamento.